Notícias
Mais lidas
Tem início hoje, 19 de agosto, a mais tradicional Festa do Congado de Formiga, que é promovida pela Irmandade do Congado Nossa Senhora do Rosário. Nesse primeiro dia, as atividades terão início com a Missa Conga, na Igreja do Rosário, às 19h30 e, logo depois, show da banda “Congadar”, de Sete Lagoas. O grupo apresenta uma sonoridade de raiz africana, com as tradicionais caixas de congo, junto com o rock e o blues.
Dando prosseguimento às festividades, durante todo o final de semana, sábado (20) e domingo (21), a comunidade receberá grupos de diversas cidades mineiras, além dos formiguenses. Estão confirmados ternos dos mais variados estilos como Catupé, Congo, Vilão, Moçambique e Marinheiro. Em ambos os dias, às 18h30, o cortejo dos ternos participantes sairá do “Convento”, que foi montado no início da Rua José Francino, em frente ao “Cruzeiro Iluminado” e seguirá até a Igreja do Rosário.
A festa é registrada como Bem Imaterial do Município de Formiga e, por isso, conta com o apoio da Administração Municipal com a compra de gêneros alimentícios que são utilizados para alimentação que é servida gratuitamente aos congadeiros que participam do evento. Além disso, os recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural – FUMPAC são também disponibilizados para locação de estrutura de palco, tendas, banheiros químicos, equipamentos de sonorização e iluminação. Já a contratação da Banda Congadar foi realizada com recurso do FUMCULT – Fundo Municipal de Cultura. É importante ressaltar que a realização destas despesas tem aprovação dos respectivos Conselhos (COMPAC e COMCULT). A Gestão Municipal compreende as dificuldades de se organizar um evento com uma participação tão rica como é a Festa do Congado do Rosário. De acordo com Alex Arouca, secretário de Cultura, o Prefeito Eugênio não abre mão do apoio do Município, pois conhece e valoriza essa tradição tão importante para o Patrimônio e a Cultura Formiguense.
Compartilhe