Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Primeiros movimentos culturais

As artes cênicas tiveram seus primeiros representantes na cidade em meados de 1865, quando estes construíram um teatro na Rua do Alecrim.

O Teatro Municipal foi fundado por um grupo de atores amadores que tinham à frente, José Joaquim de Freitas e Cândido Frade. Com referência a data, se tem registro apenas da época áurea do teatro, que foi em 1907. Nesta época a Câmara Municipal o adquiriu e o remodelou em 1924. Em meados de 1929, ele pertencia à empresa Coelho dos Santos, que o transformou em Cine-Theatro-Império.

No entanto, a cidade já contava com o grupo teatral Franklin de Carvalho, que existiu por quatro anos. O grupo se apresentou em 18 cidades da região.

Em 1916 chegava a Formiga o primeiro filme familiar da Empresa Miguel Barroso que antecedeu o surgimento de outras empresas como a Éden Recreio de Abner Coelho e Guimarães & Cia.

Em 1951 o Teatro Municipal foi consumido por um incêndio e com o fogo se perdeu parte da história da dramaturgia formiguense.

Mesmo com esta perda, a Abner impulsiona o desenvolvimento do cinema na cidade e inaugurou o Fono-Cine de fabricação nacional. Já o Cinema Cupello foi inaugurado a 12 de junho de 1952, no Cine Glória.

 
Prefeitura Municipal de Formiga