Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Geologia geral

Prefácio:

Durante muito tempo a falta de material didático-científico referente à geologia da região de Formiga foi um empecilho para uma melhor compreensão do meio físico e mesmo das próprias causas dos elementos geográficos e biológicos que existem em nossa região. A falta de informações sempre levou a pesquisa para dados de outras regiões do país ou mesmo fora dele, sendo que aqui mesmo sempre tivemos tudo ao alcance das mãos, com a condição de ver e tocar aquilo que se estudava apenas na teoria. Sem maiores pretensões, esta publicação une parte do que já houve de pesquisa na nossa região por órgãos governamentais e ou particulares no tocante a geologia e também divulga a pesquisa que durante anos o autor fez na região. A ênfase em micro-ocorrências de minerais e rochas é uma das vantagens desse artigo, já que muitas das ocorrências minerais aqui citadas são desconhecidas no meio especializado.

Introdução

Para que se possa compreender melhor a região do município de Formiga em termos físicos, deve-se associar os conhecimentos geográficos e geológicos para assim entender o que e como estes fatores influenciam, por exemplo, os tipos de solos existentes na região, a rede hídrica, a fauna e flora locais. Todos estes fatores estão interligados por um elo comum, que é a evolução geológica da região.

Por Anísio Cláudio Rios Fonseca Professor do UNIFOR/MG Especialista em solos e meio-ambiente Coordenador do acervo do Laboratório de Mineralogia “ Professor Anísio Cláudio Rios Fonseca” do UNIFOR-MG.

 
Prefeitura Municipal de Formiga