Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Curiosidades sobre alguns Cemitérios

A mulher que foi enterrada viva em Formiga

Era natural de Ribeirão Vermelho-MG e foi casada com João Pinto da Cunha, ferroviário da RMV – Rede Mineira de Viação, (extinta Rede Ferroviária Federal e hoje Ferrovia Centro Atlântica). O casal transferiu o domicilio para Formiga para trabalhar nas oficinas da Rede, já que ele era um ferreiro qualificado.

Por ocasião do parto do primeiro e único filho de Maria Rodrigues, ela foi acometida por “eclampsia”, ou seja, acesso de convulsões e muita febre, seguido de coma, manifestada em parturientes. Este fato aconteceu em 1909, ocasião em que a cidade de Formiga vivia a epidemia da Varíola, popularmente apelidada de “bexiga preta ou simplesmente bexiga”, quando diversas pessoas já haviam tido a doença, seguida de morte.

Suspeitaram que a febre que ela sofria tinha os mesmos sintomas da varíola. Preocupados com o contágio da doença que se espalhava, resolveram enterrá-la viva, antes mesmo da morte ter sido consumada, em uma cova bem atrás do cemitério do Santíssimo (hoje rua João Caetano). Quando constataram o engano já era tarde!

Com o passar do tempo, sabendo do engano acontecido, o povo começou a rezar pela sua alma, pedir a sua intercessão, e graças começaram a ser recebidas.

O costume de visitar a sepultura foi se difundindo e diariamente, inúmeras pessoas visitam o local, onde oram e pedem por intermédio da alma de Maria Rodrigues Furtuosa. Hoje, 100 anos depois do acontecido, são atribuídos diversos milagres com a interseção de sua alma.

Maria Rodrigues deu a luz a um menino, que se chamou Manoel Pinto da Cunha. A família dela, ao tomar conhecimento do fato, preocupou em levá-lo para Ribeirão Vermelho, onde moravam seus familiares, pois temiam que ele fosse contaminado pela “bexiga preta”. A viagem foi feita pelo “noturno”, trem de ferro que circulava à noite, meio de transporte coletivo da época. Manoel cresceu ao lado de seus familiares e constituiu família naquela cidade.

 
Prefeitura Municipal de Formiga