Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Curiosidades

Em 1.907, chegava a Formiga a energia elétrica, através da Usina da Charqueada. A Usina do rio Pouso Alegre data de 1.923, a Usina do Ribeirão dos Monteiros de 1.955 e a CEMIG, até hoje utilizada, veio para Formiga em 1.961.

Em 20 de abril de 1.908, inaugura-se, com grande festa, o trecho da via férrea entre Formiga e Arcos, da Companhia da Estrada de Ferro de Minas, e ponto inicial da Estrada de Ferro Goiás.

Em 6 de junho de 1.908, é fundada a Corporação Musical São Vicente Férrer, iniciativa dos trabalhadores da recém inaugurada ferrovia.

Em 1.918, inaugurava-se o Grupo Escolar Rodolpho Almeida. Sua criação se deu pelo Decreto no 3.937, de 1o de julho de 1.913, e foi a primeira escola pública a se instalar em Formiga, mais de 60 anos após a emancipação político-administrativa do Município.

Em 1.927, era finalmente inaugurada a agência dos Correios e Telégrafos em Formiga, (o serviço teve início em Minas Gerais em janeiro de 1.798), embora desde 1.840, através de decreto editado em 7 de março, funcionasse precariamente na Vila Nova da Formiga.

Em 1.928, era inaugurada a Escola Normal Estadual (atual Escola Estadual Jalcira Santos Valadão).

Dona Beja, ninguém poderia fazer a história de Formiga, silenciando D. Ana Jacinta de S.José ou melhor (D.Beja). Em seu testamento gentilmente mostrado por Pedro Afonseca e Silva a Dr. Leopoldo Corrêa, médico e escritor formiguense, D.Beja declara ser da cidade de Formiga, filha natural de Maria Bernardo dos Santos.

Formiga foi também pioneira, em toda a América do Sul, na utilização de um aparelho de Raio X, como método de diagnóstico.

Em 1895, o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires soube dos Raios X ao ler uma revista alemã e acabou encomendando um aparelho. O Raio X foi embarcado para o Brasil e chegou a Formiga em lombo de burro e carro de boi.

Nomes que Formiga já teve:

- Sítio ou Rancho de Formiga

- Arraial de São Vicente Férrer

- Vila Nova de Formiga

- Formiga é conhecida como a cidade das "Areias Brancas" e "Princesa d'Oeste".

 
Prefeitura Municipal de Formiga